domingo, 23 de setembro de 2012

Manteiga caseira


Depois de uma longa temporada de ausência e com a aproximação de mais uma data muito especial decidi colocar aqui a receita de uma coisa que no dia-a-dia não nos passa pela cabeça fazer, mas que na realidade é muito simples e bem mais saborosa que a comercial: A manteiga.
Comprei há uns tempos um livro de receitas à base de produtos lácteos e decidi experimentar. Acreditem que o resultado é surpreendentemente delicioso com a vantagem de podermos adicionar "sal" a gosto o que na minha perspectiva é bem vantajoso.

INGREDIENTES

- Natas (600ml para uns 150-200g manteiga)
- sal q.b. 


PROCEDIMENTO

Deixar as natas (double cream, 600ml) fora do frigorifico até atingirem a temperatura ambiente (22-23C). Convém ir verificando cada meia hora mas no meu caso demorou pelo menos umas 2-3horas porque estavam bem frias. Isto faz com que as natas amadureçam tornando-as mais fáceis de bater e ganhando uma ligeira acidez o que vai dar um sabor mais forte à manteiga.



Bater as natas até passar o ponto de chantilly (atenção que vai começar a espirrar o chamado leite de manteiga de modo que uma batedeira mais fechada ou processador torna-se vantajoso). 
Quando a manteiga se separar inteiramente do leite de manteiga parar e passar diversas vezes por água até esta sair completamente transparente (remover o leite de manteiga por completo torna-se fundamental uma vez que pode azedar a manteiga). Nesta altura adicionar o sal a gosto (o normal será talvez 1/4 colher de chá) e misturar. 
Retirar a manteiga para uma tábua e com uma espátula espalhar e espremer a manteiga diversas vezes até não sair mais liquido (também podem usar um daqueles esmagadores de batata ou o que der mais jeito).
Enformar numa tigelinha de porcelana ou manteigueira e colocar uma folhinha de papel vegetal por cima. A manteiga pode então ser colocada no frigorifico para enrijecer um bocadinho ou congelada até 1 ano se colocada num saco ou recipiente "airtight".



UMA delicia !
E agora dar uso à imaginação.... manteiga de alho e ervas, etc, etc... Só misturar juntamente com o sal.... e já está!

PS- Muitos parabens pelo dia de hoje Xandinha!!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores